Ultra-Trail São Mamede: Natureza abriu portas a milhar de entusiastas

A serra de São Mamede foi palco, por mais um ano, da festa do Trail Running, que levou a Portalegre cerca de um milhar de participantes, divididos por quatro distâncias: 100, 43, 22 e 10 quilómetros. Este é um evento sempre muito apetecível, pois a dureza que esta serra oferece, aliada à espetacularidade das suas paisagens, são motivos mais do que suficientes para justificar uma viagem até Portalegre e, para os amantes deste desporto, a presença nesta prova única.

A distância mais concorrida foi a meia maratona (22km), prova integrada no calendário da Liga Allianz Running Record, iniciativa que já vai no segundo ano. Partiram de Alegrete 411 atletas e o primeiro a chegar foi um atleta do Nepal, Aite Tamang, que precisou de 1:47,53 horas para fazer a viagem até ao estádio em Portalegre. Este atleta estava já referenciado como candidato à vitória e foi isso mesmo que aconteceu. Em segundo ficou Vítor Cordeiro, com Tiago Valério a fechar o pódio, ele que já por quatro vezes conquistou esta prova.

Nas senhoras, Lina Marques foi a mais rápida. A atleta do Entroncamento cumpriu a distância em 2:25,20 horas e estreou-se a ganhar em Portalegre. Em segundo lugar ficou Vanda Jerónimo que chegou dois minutos mais tarde e a fechar o pódio Sofia Lourenço.

A mais longa e à noite

A segunda prova a ter mais atletas inscritos foi a distância mais longa. À meia-noite de sábado, partiram do estádio de Portalegre 328 atletas dispostos a fazer 100 quilómetros. O primeiro a chegar foi o espanhol José Silvério, do AC Portalegre, clube anfitrião, e em segundo ficou o seu colega de equipa Nuno Paiva que se estreou desta maneira nesta distância. O primeiro classificado desta prova necessitou de 10:53,34 horas para chegar à meta e o segundo 11:17,15. Em femininos, Armanda Barroso foi a primeira a cortar a meta, com o tempo final de 15:26,27 horas. Dez minutos mais tarde terminou a segunda classificada, Adriana Gomes, da Minho Aventura.

Na Maratona, de 43 quilómetros, em masculinos triunfou Emanuel Machado, da DAP Trail Team, gastando 4:27,01 horas e na prova feminina a primeira a chegar foi Elisabete Sousa do Clube Atlético de Penafirme, com o tempo final de 6:34,53.

Na prova mais curta, de 10 quilómetros, o atleta juvenil do AC Portalegre, Duarte Semedo, cumpriu o percurso em menos de uma hora (55 minutos), seguido, do mesmo escalão e da mesma equipa, André Paiva André. Nas senhoras, nesta distância, a vitória pertenceu a Vanda Valente, com tempo oficial de 1:23,23.

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão