Polar M430: Eficiência, precisão e qualidade

Autor: Fábio Lima

Numa altura em que a Polar prepara o lançamento em mercado da sua nova gama de relógios desportivos, com o Vantage M e o Vantage V, Record teve oportunidade de testar uma das referências da marca finlandesa, o M430, um modelo ideal para quem pretende um relógio simples mas bastante eficaz e fiável para levar a cabo as suas atividades e, mais importante de tudo, por um preço razoavelmente acessível.

De visual simplista, tanto no seu design como no formato dos menus e até no seu funcionamento, o M430 deixa de lado todo o tipo de ‘adereços’ dispensáveis e foca-se apenas naquilo para que foi idealizado: dar aos seus utilizadores uma experiência positiva. E nesse aspeto, a Polar acertou em cheio.

O primeiro grande destaque passa pela existência de um sensor cardíaco de alta performance diretamente no pulso, que nos permite ir controlando a nossa frequência cardíaca de forma fácil enquanto desenvolvemos as nossas atividades.

Especialmente direcionado para corrida e ciclismo, ainda que possa ser também utilizado em outro tipo de atividades - como por exemplo a natação, até porque é à prova de água até 30 metros -, o M430 foi um dos mais precisos relógios que testámos a nível de GPS, dando-nos medições muito precisas, obedecendo bastante bem quando mudávamos o ritmo de forma brusca.

Durante a atividade o ecrã do relógio apresenta as mais diversas métricas, as quais podemos personalizar, para lá de termos a possibilidade de ir mudando o que vemos no ecrã enquanto estamos em atividade. Neste aspeto podemos controlar todo o tipo de métricas, tais como o ritmo médio, ritmo da volta, distância, pulsação, etc.

Dispõe da possibilidade de termos alertas vibratórios durante as nossas atividades (seja para os quilómetros automáticos ou para o final da atividade programada), ainda que tenhamos notado que a vibração é demasiado suave e, por vezes, nem sejamos capazes de a sentir no nosso pulso.

Mesmo tendo um visual bastante simplista, o M430 permite igualmente uma ligação ao telemóvel para obter notificações inteligentes, para lá de ser também possível fazer a sincronização com a aplicação Polar Flow, com a qual se poderá analisar todo o tipo de dados relativos às nossas atividades e ao nosso dia a dia.

Sempre em contacto

Neste âmbito, a aplicação e o site Polar Flow permitem igualmente fazer a programação de treinos intervalados ou específicos, de forma a não termos de andar com ‘cábulas’ para saber o que temos a fazer em determinado dia.

Um dos poucos pontos negativos que notámos acabou por ser a dificuldade que por vezes encontrámos para fazer a sincronização das nossas atividades com o telemóvel. Nada que não fosse superado com alguma paciência e umas quantas tentativas extra...

Disponível em três cores (o nosso teste foi feito com um modelo verde que claramente chama a atenção), o M430 está à venda por um preço que ronda os 200 euros. Um valor que faz dele uma das melhores alternativas disponíveis atualmente no mercado, especialmente tendo em conta a fiabilidade demonstrada.

Contacte-nos através do email: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record
 

 

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão