Nike Running: Monza, o local ideal.

Equipa da Nike Breaking2 explica as razões para a escolha do local

Chegar ao fim de uma maratona e cortar a meta é o objetivo principal para a maioria dos corredores, menos para Eliud Kipchoge, Lelisa Desisa e Zersenay Tades. Os atletas envolvidos na Nike Breaking2, têm um objetivo mais ambicioso: ultrapassar a barreira das duas horas.

De Berlim, a Heartbreak Hill, em Boston, às margens do rio Tamisa, em Londres, passando por Nova Iorque, até ao Lago Michigan, estes são apenas alguns dos percursos míticos das maratonas mais famosas do mundo que todos esperam vencer.

A equipa de Breaking2, ao serviço da tentativa de Kipchoge, Desisa e Tades, decidiu alterar a localização da corrida dos tradicionais percursos nas cidades para um ícone de velocidade, mas não pedestre: uma pista de automobilismo.
Visto como o local ideal para realizar a corrida, o Autodromo Nazionale Monza, situado em Monza, Itália possui características ambientais únicas, em que a altitude, a temperatura e a pressão têm de ser elementos a ter em conta. O objetivo é singular: otimizar as condições.

Com um loop fixo de 2,4 quilómetros este complexo reuniu a preferência da equipa de Breaking2. A temperatura ronda os 12º e a pressão está abaixo dos 12mmHg. Além disso, os céus estão normalmente encobertos (minimizando a carga térmica nos atletas) e as correntes de ar não apresentam mudanças de direção drásticas, já que o percurso está perfeitamente situado ao largo da costa e no meio de inúmeras árvores. Essa é a importância da vertente ambiental.

Outros dados relevantes:

Asfalto: Enquanto o asfalto é considerado a melhor superfície para uma superfície rodoviária, a pista de Monza oferece ainda firmeza sob os pés.

Comprimento: Com 2,4 quilómetros, o percurso permite uma gestão perfeita do ritmo de corrida, da hidratação, nutrição e das transições na equipa.

Clima: Uma análise histórica de Monza com 6 anos através de uma exploração comparativa das condições das maratonas mais rápidas do mundo confirmaram o potencial do local para uma performance optimizada.

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão