New Balance 890v6: Regresso em boa hora

Autor: Fábio Lima

Quando em 2015 a New Balance lançou a quinta evolução do 890, pensou-se que seria um daqueles modelos que iria ficar por ali, ‘perdido’ numa idade bastante jovem. Não que a fórmula não tenha sido de sucesso, mas o 890 simplesmente não mais deu sinais de vida. Contudo, em 2018, a marca norte-americana decidiu recuperar o modelo para a nova estação e, arriscamos dizer, em boa hora o fez.

Os três anos de ‘folga’ deram-nos uma sapatilha que combina conforto com responsividade, ainda que a tenham tornado algo mais pesada (de 244 g para 255 g). Essa será, provavelmente, a única mudança negativa, pese embora mal se sentir quando estamos a correr, pois o conforto acaba por compensar esses graminhas a mais.

Agora com 6 mm de drop (o v5 tinha 8 mm), 890v6 apresenta o composto Revlite na meia-sola, o qual providencia amortecimento e responsividade, algo que é necessário para suportar o passar dos quilómetros, sem que massacremos o nosso corpo com o impacto de cada passada. É um composto leve - uma espécie de fórmula ‘premium’ da New Balance - e é a ideal para modelos focados em treinos rápidos, para os quais se aconselha este 890v6.

A zona superior é feita com uma malha muito bem construída e atraente ao olhar, com bastante respirabilidade. Não apresenta qualquer costura na parte frontal, o que mantém o pé bem solto durante as nossas atividades. No interior tem uma estrutura semelhante a uma meia, já que a língua está cozida dos dois lados, limitando a possibilidade de qualquer tipo de irritação. Por fim, de referir que o contraforte do calcanhar é bastante simples, surgindo apenas com uma tira flexível de TPU, que sai da parte traseira e chega até ao meio da sapatilha.

A sola surge dividida em quatro zonas (com cores diferentes), apresentando uma dose bastante generosa de borracha injetada, a qual deixa como promessa uma excelente durabilidade, mas também uma excelente tração, nomeadamente no que às duas plataformas centrais diz respeito.

Indicada para atletas com a pisada neutra, as 890v6 são ideais para quem tem peso médio/baixo, podendo ser utilizadas por este tipo de atletas em todo o tipo de condições, desde provas curtas e rápidas até longas distâncias. Para alguém mais pesado, o ideal será utilizá-las até um máximo de 10 km, pois a ausência de proteções específicas, pese embora o amortecimento de que dispõem, não as torna uma boa escolha.

Contacte-nos através do email: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão