Corrida e cerveja: vem aí a "Beer Mile"

Lisboa volta a receber a “Beer Mile”, a corrida de uma milha (1609 metros) com quatro paragens para beber uma cerveja! 

Decorrerá em setembro, inserida no “Lisbon Beer Week”, que terá a sua segunda edição, de 16 a 24 de setembro. Será a segunda edição desta iniciativa que visa dar a conhecer o conceito tornar a cerveja mais conhecida pelas suas diferentes personalidades e sabores. 
A madrinha do evento  é Filomena Cautela: atriz, apresentadora, comediante e entertainer que se destaca pela sua irreverência e frescura, um pouco aquilo que representa o espírito cervejeiro.  
 
A apresentação foi na fábrica da cerveja Lince
 
Segundo os organizadores, pela voz de Gonçalo Sant'Ana, “Lisboa está na moda, e esta iniciativa visa valorizar as cervejas e cervejeiras lisboetas. E, para se aquilatar do sucesso e procura deste evento, refira-se que no ano passado estavam expostas apenas metade das marcas que teremos este ano. Esta semana envolve todas as fábricas, vários bares especializados e vários restaurantes que têm cartas de cerveja”.
Esta iniciativa tem três grandes vertentes: a “Beer Mile”, a “Rota das Cervejas” e o “Festival da Cerveja Artesanal”. 
A primeira, logo no dia 16, será a corrida “Beer Mile” (que em 2016 teve mais de duas centenas de participantes), que será realizada num circuito no Campo Pequeno, com cronometragem para poder tentar bater os recordes nacionais registados no site oficial da “Beer Mile” (ver conceito mais abaixo). São esperados meio milhar de corredores.
Para além das ofertas habituais, os concorrentes terão direito ao copo oficial da “Lisbon Beer Week”, que é uma espécie de “bilhete” para todas as outras atividades (quem não participar na corrida tem de adquirir o copo por 3 euros), especialmente o Festival da Cerveja Artesanal (de 22 a 24 de setembro), no Jardim do Torel, que terá um balcão único com 30 torneiras a debitar cerveja para os visitantes, a preços em conta.
Pelo meio, entre a corrida e o festival final, haverá a Rota das Cervejas, que terá várias atividades, visitas a fábricas, mostras e provas especiais gastronómicas nos bares e restaurantes aderentes.
Será valioso para os participantes acompanhar a semana com a plataforma Zomato, que terá uma secção especial para o evento, dando conta das novidades em cada dia e espaço.  
Mas o que nos interessa aqui mais é a corrida, a “Beer Mile”.
 
O que é o conceito “Beer Mile”
Uma forma diferente de correr: partida, uma cerveja, uma volta de 400 m, outra cerveja, outra volta, nova cerveja, mais uma volta, a quarta cerveja, e a última corrida.
Uma moda iniciada nos Estados Unidos e com bastante recetividade na Austrália e Canadá, principalmente, que se foi expandindo, a ponto de ter uma organização mundial que regista todas as corridas e tem “rankings” próprios.
No seu site oficial, a Beer Mile publicita ter 114,320 registos individuais e 7230 corridas referenciadas em todo o mundo!
Tem regras próprias e já existem muitas derivações que dão conta da imaginação de organizadores em busca do conceito mais atrativo.
 
Vejamos quais os melhores portugueses registados nesta organização
1 Fábio Silva 6:39.3 2014 Coimbra (estádio) 
2 David Amaral 7:21 2016 Montemor-o-Velho
3 Vitor Fonseca 7:26 2016 Montemor-o-Velho
4 Carlos Costa 8:11.5 2014 Coimbra (estádio)
5 Natália José 22:14 2016 Montemor-o-Velho
 
E qual o top 5 mundial
Homens
4:34.35 Corey Bellemore CAN
4:47.17 Lewis Kent CAN
4:47.39 Dale Clutterbuck GBR
4:47.72 Brandon Shirck EUA
4:48.62 Corey Gallagher CAN
Mulheres
6:08.51 Erin O'Mara EUA
6:17.8 Beth Herndon EUA
6:26.29 Andrea Fisher EUA
6:28.6 Chris Kimbrough EUA
6:38.38 Kirsty Jahn CAN
 

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão