Corredor desqualificado por... beber água fora da zona de abastecimento

A Hardrock 100, uma prova de 100 milhas que decorreu no último fim de semana nos Estados Unidos, ficou marcada por um autêntico golpe de teatro na frente da corrida. Tudo porque, já perto do meio da corrida, o líder da prova até então, o francês Xavier Thévenard, foi desqualificado por ter bebido água fora das zonas autorizadas de abastecimento.

Uma decisão tomada pelo colégio de comissários com base nos regulamentos, que não permitem qualquer ajuda ou abastecimento a mais de 360 metros das zonas de abastecimento, mas que mereceu duras críticas do atleta francês, de 30 anos. "Entendo que esta sanção é um pouco exagerada. Uma ou duas horas de penalização talvez, mas assim é injusto. Sinto dificuldade em olhar para o futuro", declarou o gaulês, que protagonizou a primeira desqualificação na prova, que teve a sua primeira edição em 1992.

Segundo revelou Xavier Thévenard, a cena inusitada ocorreu numa altura em que liderava de forma clara (com quase uma hora de avanço) e decidiu parar para conversar com alguns amigos. Ora, no meio da conversa, admite, acabou por beber água e aceitar uns cubos de gelo de forma 'involuntária'. Uma decisão inconsciente que custou uma possível vitória, até porque a desqualificação propriamente dita apenas chegou já nas derradeiras 10 milhas, após a organização ter ter apurado todos os factos.

Contacte-nos através do email: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record
 

 

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão