Calcule o tempo para a sua próxima prova

Vai participar numa meia maratona e não sabe qual o 'pace' certo que tem de respeitar para conseguir um determinado objetivo de tempo? Vai fazer pela primeira vez uma meia maratona e quer saber qual o tempo previsto em função das provas que fez até então? Não precisa procurar mais, que aproveitamos para compilar num só artigo a maior parte das ferramentas de cálculo necessárias para saber todos os números que precisa para atacar a sua próxima prova.

Calculador de ritmo

- Pode calcular tempo, distância ou ritmo. Para tal basta preencher dois dos campos presentes. Por exemplo: se pretende saber qual o ritmo necessário para fazer uma meia maratona em duas horas, basta colocar 1:59:59 no tempo e definir o evento como Half Marathon. No campo 'pace', passar o conversor para 'kilometer' e clicar em 'calculate pace'. E voilá: para fazer uma meia sub-2 horas tem de rodar num ritmo médio de 5.41 minutos por quilómetros. Definido o 'pace' alvo, pode clicar em 'calculate splits' para saber os tempos de passagem exatos a cada quilómetro.

Previsão de tempos

- Nesta calculadora, desenvolvida pelo portal Runners World, poderá fazer a previsão do tempo de uma futura prova com base de uma anterior. Por exemplo: se vai atacar uma meia maratona e fez uma prova de 10 quilómetros em 50 minutos, a previsão, seguindo a equação de Peter Riegel, prevê que faça os 21,095 quilómetros em 1:50:19. Note que esta previsão de tempo é isso mesmo, uma previsão.

Previsão de tempos avançada

- Uma outra calculadora foi desenvolvida por Jack Daniels (não estamos a falar do whisky... mas sim de um dos mais conceituados treinadores da longas distâncias do Mundo), na qual é possível encontrar previsões para o ritmo de cada tipo de treino na preparação para uma determinada prova, assim como as estimativas para várias outras distâncias.

 

Nota: Tal como noutras situações, não há uma fórmula exata, servindo estas calculadoras apenas para dar uma ideia daquilo que se pode ou não conseguir numa prova. Se nunca conseguiu fazer uma meia maratona em 1:40 dificilmente conseguirá uma maratona em 3:20, por exemplo...




Se pretender divulgar a sua prova ou evento de 'running', envie-nos todas as informações para: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record
 

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão