A corrida de verão das Quatro Estações

A necessidade de colocar as pessoas a fazer mais exercício físico está na base da Corrida das Quatro Estações, prova que acompanhamos esta semana e que faz parte da Liga Allianz Running by Record.

"Esta não é uma corrida normal, prolonga-se, pois na verdade são quatro corridas diferentes, uma em cada estação do ano, aqui na zona centro, numa área geográfica próxima", diz-nos Guilherme Guilhas, um dos elementos da organização desta prova, cuja génese surgiu da necessidade de colocar as pessoas a praticar exercício físico regular.

"Verificávamos que, normalmente, as pessoas correspondiam a um evento, mas depois não faziam mais nada. Procurámos com este conceito ajudar a motivar as pessoas a fazerem mais provas e, acima de tudo, a manter uma atividade física mais regular, com treinos também", prossegue.

Assim nasceu este conceito de quatro corridas, em quatro estações do ano – primavera, verão, outono e inverno –, que se desenrola em locais próximos, como Condeixa, Coimbra, Soure e Venda da Luísa.

Em cada uma das provas, os participantes "recebem uma medalha que é também uma peça de um puzzle que, na totalidade das quatro provas, se transforma num medalhão. Isso tem sido um bom incentivo para todos os participantes, que procuram participar em todas as provas, até mesmo aqueles que fazem apenas caminhada", diz Guilherme Guilhas.

Com cada vez mais participantes, as entidades oficiais da região olham com maior atenção para esta iniciativa que "junta cada vez mais participantes. A ponto de fecharmos cedo as inscrições e não podermos aceitar mais ninguém".

A adesão à Liga Allianz by Record, "por ter sido concluída a pouco tempo da prova, não nos trouxe um acréscimo de participantes, como aconteceu noutras provas, mas já chamou a atenção para o trabalho que fazemos, e isso é reconfortante", concluiu Guilherme Guilhas.

Esta corrida de 10 km (e caminhada de 5 km), em Soure, começa às 21.30 horas.

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão