Rhonex Kipruto ficou a 2 segundos do recorde do Mundo dos 10k

O jovem queniano Rhonex Kipruto, de apenas 18 anos, ficou este sábado a apenas 2 segundos de igualar o recorde do Mundo dos 10 quilómetros em estrada (na posse de Leonard Komom desde 2010), ao correr a distância no Birell Prague Grand Prix em 26:46 minutos. Num percurso que parece claramente propício a recordes, o 'miúdo' correu a uma média de 2:40 minutos por quilómetro, conseguindo um 'split negativo' (13:31 e 13:15), registos que lhe permitiram levar a melhor sobre o compatriota Koech Geoffrey (27:18).

De resto, de realçar o facto de no top-10 todos os atletas terem conseguido correr os 10 quilómetros abaixo dos 28 minutos, marcas que claramente demonstram que este traçado é indicado para 'voar'. Refira-se que nesse mesmo top-10 entraram oito quenianos, havendo apenas como 'intrusos' o marroquino Amghar Hicham (sétimo) e o etíope Belihu Berta (nono).

Nas senhoras não houve recorde, mas Kipkirui Caroline venceu com um tempo de realce (30:19), que a deixou a pouco mais de meio minuto do máximo histórico da distância, fixado no ano passado por Joyciline Jepkosgei, também em Praga, com 29:43.

Contacte-nos através do email: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record
 

 

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão