Os acessórios essenciais para qualquer corredor

Longe vão os tempos nos quais para correr era apenas necessário ter uns calções e umas sapatilhas e já... está. Os tempos são outros e são cada vez mais os acessórios que os corredores têm ao seu dispor para tornarem as suas corridas mais prazerosas. Abaixo vamos elencar alguns dos essenciais na nossa opinião.

Calções e camisola

Esta é óbvia, não é? Mas saiba que a escolha dos calções e da camisola podem fazer muita diferença na hora de fazer uma corrida ou prova. Especialmente devido aos tecidos presentes nestes adereços. Alguma vez lhe aconteceu ficar com o corpo vermelho depois de uma corrida? Provavelmente tal se deveu à composição da roupa utilizada. Por isso, evite correr com peças de roupa compostas maioritariamente por algodão, pois para lá de não absorverem o nosso suor poderão provocar um desconforto considerável.

Meias adequadas

Quantas vezes parou para escolher as suas meias de corrida? Se é daqueles que pega em qualquer umas e sai para correr, saiba que a escolha de umas meias adequadas pode fazer a diferença no aparecimento das tão temidas bolhas e até no conforto da própria corrida. Por isso, deixe de lado as meias de algodão (por favor!) e aposte nas que são feitas em poliamida. Se tiver de comprar meias que contenham algodão, tente encontrar uma opção que tenha uma percentagem baixa deste material. Serão mais caras do que o normal, mas acredite que irá agradecer.

Calçado

Sabemos que há quem goste de correr descalço, mas por aqui temos muito amor ao estado dos nossos pés. Por isso, a escolha do calçado é feita de forma cuidada. Se vai para uma prova longa, o primeiro truque é escolher umas sapatilhas um ou dois números acima do seu normal, pois com o passar dos quilómetros é provável que o seu pé inche e fique mais apertado. Tenha atenção também à especificidade do par escolhido. Se for um corredor pronador, procure escolher um para passada pronadora, pois ajudará bastante na sua corrida. Outra dica importante: nunca teste novas sapatilhas em provas ou em treinos longos!

Algumas opções que testamos: Saucony Kinvara 9, Hoka One One Clifton 4, Saucony Ride ISO, Asics Gel-Kayano 25 e Adidas Solar Boost

Óculos de sol

Se acha que quem usa óculos de sol em corrida o está a fazer apenas para a 'pinta'... é melhor mudar de opinião. Mesmo quando o sol está encoberto, a claridade pode afetar a nossa postura, pois ao cerrarmos os olhos em face da luz, o mais certo é os nossos ombros compensarem e acabarem por mexer na nossa forma de correr. Aqui também podemos acrescentar um boné, para proteger a cabeça da insolação.

Protetor solar

Já que falamos em sol, sigamos para algo que muitos se esquecem, especialmente no verão. Com o aumentar das temperaturas e da exposição solar, a utilização de protetor é essencial para quem corre, de forma a evitar os habituais escaldões e até para não ficarmos com aquelas marcas habituais nos corredores. Não tenha problemas em utilizar um creme com fator elevado, pois a sua pele vai agradecer. De resto, mesmo que o sol esteja encoberto, aplique também o protetor.

Mochilas de hidratação ou garrafas de água

Hidratar é algo essencial em qualquer altura do ano, mas mais importante se torna no verão. Para isso há várias opções de mochilas de hidratação, algumas mais simples, outras mais completas, mas também pode sempre levar consigo uma garrafinha de água para ir enchendo quando encontrar algum bebedouro no seu caminho.

Relógio com GPS

Há opções mais completas e há as opções mais básicas, mas a utilização de um relógio com GPS é praticamente obrigatória para quem corre. Para lá de nos ajudar a controlar ritmos, perceber tempos, etc, há já relógios com música integrada, com função de mapa e outro tipo de funcionalidades. E, depois, como estamos cada vez mais numa era em que as redes sociais têm um papel importante nas nossas vidas, podemos (e devemos) partilhar os nossos sucessos para o Mundo utlizando os dados vindos dos relógios.

Algumas opções que testamos: Garmin Forerunner 645 Music, Suunto Spartan Trainer Wrist HR e Suunto Spartan Ultra

Flipbelt

Já aqui lhe apresentamos o Flipbelt e temos mesmo de a colocar nesta lista. Quantas vezes saiu para correr e não tinha forma de levar consigo de forma confortável o telemóvel, as chaves ou algum dinheiro? Com o FlipBelt esses problemas desaparecem, já que este acessário permite levar praticamente tudo o que precisa e, melhor de tudo, praticamente não o sentirá na sua cintura.

Telemóvel

Não, não estamos a dizer para levar o telemóvel para utilizar durante as suas corridas. Mas já imaginou se, eventualmente, tem algum problema durante o seu treino e está numa zona despovoada? É essencial estarmos sempre contactáveis para, caso algo corra mal, termos forma de pedir auxílio.

Braçadeira para telemóvel

Se vai levar consigo o telemóvel (e não tem um Flipbelt) então nada melhor do que comprar uma braçadeira para colocar o telemóvel no seu braço. Não é tão confortável, mas cumpre o seu propósito.

Auriculares

Se gosta de correr com música, os auriculares são um acessório essencial. De momento a melhor opção são mesmo os com a tecnologia Bluetooth, que lhe permitem correr sem ter os cabos a incomodar. E agora até há relógios com música...

Action cam

Ok. Esta aqui é mesmo por diversão pessoal. Se gosta de ir registando 'chapas' brutais durante os seus treinos ou até mesmo no final, ou gosta de fazer vídeos, nada melhor do que ter consigo uma action cam, que lhe permitirá guardar momentos que provavelmente só ficariam na sua memória.

Porta-medalhas

Acabada a prova, todos gostamos de recolher a medalha que nos dá o estatuto de 'finisher', certo? E haverá melhor forma de mostrar esses êxitos do que com o recurso a um porta-medalhas? Há várias opções no mercado, seja nos sites de venda internacional, como também por cá, no portal Run is a Gift.

Contacte-nos através do email: recordptrunning@gmail.com

Acompanhe todas as novidades da Liga Allianz Running by Record

Subscreva a Newsletter e receba as notícias em primeira mão